sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Josiane Moraes - 7101546 - LC

PROBLEMA DE LÓGICA: CUIDADO – PLANTAS FEROZES

Tema da conferência do dia no Congresso Brasileiro de Biologia: As Plantas Carnívoras. Como elas capturam as suas presas? Quando elas foram descobertas?

1. A Devorium, que possui uma cola natural que prende o alimento, foi descoberta 3 anos depois da planta que come larvas, mas seis anos antes da planta que é capaz de fabricar uma teia para capturar suas presas.
2. A planta carnívora que envenena suas presas não foi descoberta em 1994.
3. A planta que se alimenta de moluscos foi descoberta pelos biólogos antes daquela que come insetos, mas depois da Bafontus, que não é capaz de soltar um cheiro alucinante.
4. A planta carnívora que devora baratas após desnorteá-las com um cheiro fortíssimo foi descoberto antes da Glutonia, mas depois da Vorax.
5. A planta que mata por envenenamento não é a vorax.


Resposta:

A Devorium possui cola (dica 1), uma planta devora baratas após exala um cheiro forte(dica 4).A planta que exala o cheiro forte não é a Bafontus(dica 3) nem a Vorax nem a Glutonia (dica4), então a planta que tem cheiro é a Gigantela. A Gigantela, que tem cheiro, não foi descoberta em 2003 e nem a vorax (dica4), nem a Devorium (dica 1) , nem a Bafontus ( dica3), portanto a Glutanea foi descoberta em 2003. a bafontus não foi descoberta no ano 2000(dica 3) , nem a devorium ( dica ) nem a Vorax ( dica 4), logo a Gigantela (que Tem cheiro) foi descoberta no ano 2000.
Assim, pela dica 1, a planta que fabrica uma teia foi descoberta em 2003, a Devorium em 1997 e a que come larvas em 1994. Daí pela dica 3, a planta que come moluscos, foi descoberta em 1997 e a planta que come insetos foi descoberta 2003. Por eliminação, a planta que come aranhas foi descoberta em 1991. A planta que come larvas, descoberta em 1994, não é que mata por envenenamento (dica2), então a planta que come larvas mata aspiração. Por eliminação a planta que mata por envenenamento foi descoberta em 1991. A planta que mata por envenenamento não é a vorax (dica5), portanto é a Bafontus. Por eliminação, a vorax mata por aspiração.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Nayara Loures - 7100494 - LC

AMANTES DA TECNOLOGIA

Fernando e outros dois homens estão sempre comprando os últimos lançamentos da tecnologia. Este mês cada um deles adquiriu uma novidade do mercado. Com base nas dicas, tende descobrir o nome e a idade de cada homem, assim como a novidade que comprou.

1) Gustavo tem 20 anos.
2) O homem de 25 anos comprou um laptop.
3) Plínio comprou uma câmera digital de última geração.

  1. Se o homem que comprou laptop tem 25 anos, então não é Gustavo porque tem 20 anos.
  2. O homem que comprou o laptop só pode ser Fernando porque Plínio comprou uma Câmera digital e Gustavo tem 20 anos.
  3. Se Fernando comprou o laptop ele tem 25 anos como diz a dica n° 2, como Gustavo tem 20 anos e Fernando 25, Plínio só pode ter 22 anos.
  4. Então se Fernando comprou laptop e Plínio Câmera digital, Gustavo comprou um telefone celular.



Jonathan Lima Barboza, 7101527, S.I.




AMIGO URSO




Quando e em que região cada um destes turistas brasileiros teve a sorte de observar um urso? De que espécie? Descubra lendo as dicas fornecidas.

1- O urso branco foi observado antes daquele visto por Jorge, mas depois da ida de alguém ao Sri Lanka.
2- Existe uma diferença de três meses entre a observação do urso beiçudo e a ida de um(a) turista à argentina.
3- Um(a) dos(as) brasileiros(as) conheceu um urso pardo antes da viagem ao Alasca, mas depois de Pablo ter visto um urso de perto.
4- Verônica, que jamais visitou a Argentina, viu um urso antes da pessoa que esteve diante de um urso-negro do Alasca, porém depois daquele(a) que viajou para a Groelândia.
5- O(A) brasileiro(a) que visitou o Canadá pôde observar um urso dois meses depois de Adilson e um mês antes da mulher que teve a sorte de conhecer um urso-de-óculos.



TABELA

TURISTA URSO LOCAL MÊS

Adilson Beiçudo Sri Lanka Março

Jorge Negro Alasca Julho

Pablo Branco Groelândia Abril

Soraia urso-de-óculos Argentina Junho

Veronica Pardo Canadá Maio

primeiro descobri o urso negro é do alasca, depois que o urso beiçudo foi visto em março. Dai na dica 2 a ida na argentina foi rm junho, pela 5 a viagem ao canada foi em maio, a de adilson ao alasca não foi em março nem em abril, então a viagem ao alasca foi em julho. O urso-de-oculos foi visto por uma mulher(dica 5) em junho na argentina, portanto não foi visto por veronica(que não foi a argentina dica 4), logo o urso-de-óculos foi visto por soraia. Veronica não viu o Urso- negro do alasca (dica 4) , nem Pablo (dica3), entao jorge viu o urso negro. Pablo não viu o urso pardo(dica 3) então viu o urso branco. Por eliminação, Veronica viu o urso pardo. Veronica viu o urso pardo em junho(que foi soraia), então, pela dica 3, Pablo não viu um urso em maio; logo Veronica viu o urso pardo em maio. Por eliminação, Pablo viu o urso branco em abril. dai, pela dica1, a viagem ao Sri Lanka foi em março. Por eliminação, Pablo foi à Groelandia.

Debora _ 7101946 _ LC


Doce Rotina

Uma grande empresa do ramo realizou uma pesquisa com cinco funcionários
sorteados.O objetivo do estudo foi saber o meio de transporte, a idade e a
profissão dos funcionários. A partir das informações fornecidas, descubra os
resultados da pesquisa.

1 - Rodrigo é editor.
2 - O tradutor vai ao trabalho de metrô.
3 - O profissional de 52 anos (que não é o editor) mora perto do trabalho e
vai a pé.
4 - Otávio, que não é advogado, vai trabalhar de bicicleta.
5 - O advogado tem 38 anos e Juliano tem 45 anos.
6 - O contador é mais velho que o funcionário que vai de carro ao trabalho,
porém é mais novo que Heitor.
7 - Marcelo não é advogado.

Rodrigo é editor (dica 1).O tradutor usa o metrô (dica 2).
O prossional de 52 anos vai a pé (dica 3).
Otávio, que não é advogado, vai trabalhar de bicicleta (dica 4).
O advogado tem 38 anos e Juliano tem 45 anos .Então Juliano não é
advogado(dica 5).
Macelo não é advogado(dica 7),então Heitor é advogado.
Otávio não tem 52 anos(dicas 3 e 4) nem Rodrigo (dicas 1 e 3),então Marcelo
tem 52 anos.Se Heitor é advogado , então Heitor tem 38 anos (dica 5);dai,
pela dica 6, o
contador tem 31 anos e a pessoa que vai de carro tem 24 anos.Otávio que vai
de bicicleta não tem 24 anos (dica 6),então Otávio tem 31 anos.Por
eliminação Rodrigo tem 24 anos .O tradutor,que vai de metrô não tem 38 anos
(dica 5),então o tradutor tem 45 anos. Por eliminação, o advogado vai de
moto cicleta, o analista tem 52 anos e Juliano vai de metrô.





Marwing - 7101582 - LC

Bandas de Musicas
As Bandas de músicas de cinco escolas participaram de uma competição intercolegial. Todas as bandas usaram uniformes de cor diferente e tocaram musicas diferentes uma das outras ( todas musicas de filmes). Pelas dicas que seguem, descubra a ordem em que as bandasse apresentaram, a cor de cada uniforme e os filmes aos quais as musicas que tocaram pertencem.
1. A banda de uniformevermelho se apresentou imediatamente antes da banda da Escola Salvador, que não tocou a musica de "O Exorcista".
2. A banda que tocou o tema de "O Exorcista", que não foi a primeira a se apresentar, tocou imediatamente antes da banda de uniforme verde.
3. A Escola Cuba se apresentou imediatamente na frente da banda azul, que não se apresentou em segundo lugar.
4. A ultima banda a se apresentar tocou o tema de "Carruagens de Fogo".
5. A banda de uniforme branco, que não tocou a música de "...E o Vento Levou", foi a terceira a se apresentar.
6. A banda da Escola Honduras não foi a ultima a se apresentar, mas se apresentou em algum momento depois da Escola Adão Hora.
7. A música de "Guerra nas Estrelas" foi tocada pela banda de uniforme dourado.
8. A banda que tocou o tema de " A Noviça Rebelde" não foi a Escola Cuba.
9. A banda da Escola Salvador não foi a ultima a tocar.
10. O uniforme da banda Escola Rosas de Ouro não é verde.
Tabela Solucionada e resultados





Passo a Passo

A banda que se apresentou em 5º lugar tocou o tema de "Carruagens de Fogo"( dica 4). A banda de unifrome branco foi a 3ª a se apresentar ( dica 5). A musica de "Guerra nas Estrelas" foi tocada pela banda de uniforme dourado ( dica 7). A banda da Escola Salvador nao foi a ultima(dica 9) nem a da Escola Honduras(dica 6) nem a da Escola Cuba( dica 3) nem a da Escola Adão Hora ( dica 6) ; portanto, a banda da Escola Rosas de Ouro foi a ultima a tocar.
A banda da Escola Salvador não foi a 1ª a tocar ( dica 1) nem a da Escola Honduras ( dica 6) nem a da Escola Cuba( dica 3), então a banda da Escola Adão Hora foi a 1ª a tocar. O uniforme da banda Escola Rosas de Ouro não é verde( dica 10), então é azul.Dai, pela dica 3, a Banda da Escola cuba foi a 4ª a tocar. Pela dica 2, a banda que usou uniforme verde foi a 4ª tocar e a banda que tocou a musica de "O Exorcista" foi a 3ª. A banda que tocou a musica de "O Exorcista" não é a banda da Escola Salvador( dica 1), portanto é a banda da Escola Honduras.Por eliminação, a banda da Escola Salvador foi a 2ª a tocar. Assim, pela dica 1, a banda que usou uniforme vermelho foi a 1ª a tocar.Por elminação, a banda que usou uniforme dourado foi a 2ª a tocar. A banda da Escola Cuba não tocou o tema de "A Noviça rebelde"( dica 8), então tocou o tema de "...E O Vento Levou".Por elminação, a banda da Escola Adão Hora tocou o tema de "A Noviça Rebelde".

Marcos Vinicius - 7101599 - LC

Estoque de risadas

Toda quarta-feira, o Bar do Canto promove a Noite dos Amadores, na qual propensos comediantes sobem ao palco e fazem suas apresentações. Semana passada, seis pessoas divertiram os clientes contando piadas de assuntos diferentes durante um período de tempo distinto. De acordo com a tradição do bar, a aceitação de cada piada foi controlada por um medidor de aplausos, e cada pessoa recebeu uma nota diferente. A pessoa que teve a nota mais alta ganhou uma camiseta e o convite de retornar no sábado para uma apresentação com profissionais! A partir das dicas dadas, descubra o assunto escolhido pelo comediante, o tempo de sua apresentação e a nota recebida.

1. A apresentação de José durou exatamente um minuto a mais que a sobre namoro (que teve nota exatamente um ponto mais alta que a apresentação mais curta).
2. A piada sobre comida foi mais curta que a que recebeu nota 4.
3. O número da nota da Tamara foi o dobro do número do tempo de duração de sua apresentação.
4. A apresentação de Eliana foi exatamente um minuto mais curta que a sobre pais e filhos (que foi feita por uma mulher).
5. O número do tempo da apresentação de Salviano foi o mesmo da nota recebida pelo homem que falou sobre esportes.
6. O número do tempo de duração da piada sobre comida foi o mesmo da nota dada para a apresentação sobre filmes.




Resolução

1. 1ª afirmação: José não contou piadas sobre namoro e sua apresentação não foi 1, 1.5 e 4 minutos, visto que foi um minuto a mais do que a piada sobre namoro.
2. 1ª afirmação: a piada sobre namoro não foi a apresentação mais curta, e não teve 2.5 minutos, e ela não teve a pontuação mais baixa, visto que ela teve um ponto a mais que a piada mais curta, logo, a mais curta não teve a pontuação máxima.
3. 2ª afirmação: a piada sobre comida não recebeu nota 4, e não foi mais longa, visto que ela foi mais curta que a piada de nota 4, logo, a de nota 4 não foi a mais curta.
4. 3ª afirmação: Tamara não teve nota 6, 7 e 9, pois elas não são o dobro de algum tempo, logo, seu tempo não pode ser 1, 1.5 e 5.
5. 4ª afirmação: Eliana não contou piadas sobre pais e filhos, a qual outra mulher contou, e sua piada não teve 2, 2.5 ou 5 minutos, e pais e filhos não teve 1, 1.5 ou 4 minutos.
5. 5ª afirmação: Salviano não falou sobre esportes e ficou por 4 ou 5 minutos de apresentação, e a nota das piadas sobre esporte, contada por um homem, também foi 4 ou 5.
7. 6ª afirmação: A piada sobre comida só poderia ter 4 ou 5 minutos, mas pelo passo 3, afirmamos que ela teve 4 minutos, ou seja, filmes teve nota 4.
8. Esportes só teria nota 4 ou 5, como filmes teve nota 4, esportes fica com 5, e pelo passo 6, Salviano ficou com 5 minutos. Logo, Pais e Filhos não teve 5 minutos e Eliana não teve 4 minutos, pois ela teve 1 minuto a menos que Pais e filhos.
9. Como esporte tem nota 5 e foi contada por um homem, nenhuma mulher e nem Salviano tiveram nota 5. Logo Tâmara não ficou 2.5 minutos, pois sua nota foi o dobro do tempo, e não pode ser nota 5.
10. Se Comida, 4 minutos foi mais curta que piada de nota 4, a de nota 4 teve 5 minutos. Como Salviano ficou 5 minutos, ele teve nota 4 e falou sobre filmes. Logo, Tâmara teve nota 8 e seu tempo foi 4 minutos e ela falou sobre comida.
11. Se Tâmara ficou 4 minutos, ela não falou sobre Pais e filhos e sim Mariana.
12. A piada de José durou 1 minuto a mais do que a piada sobre namoro. Como só temos disponíveis 2 e 2.5 minutos para José, namoro só poderia ter 1 ou 1.5 minutos, e como ela não foi a mais curta, fica 1.5 minutos e José 2.5 minutos.
13. Como namoro teve 1 ponto a mais que a apresentação mais curta, por lógica, namoro teve nota 7, e a mais curta teve nota 6.
14. Se Mariana falou sobre Pais e filhos, e ela não poderia falar por 2.5 minutos, logo ela falou por 2 minutos (Pois Eliana falou por 1 minuto a menos que Pais e Filhos). Então, Eliana falou por 1 minuto, teve nota 6 e Heleno por 1.5 minuto e falou sobre namoro.
15. Logo, José falou sobre esportes e Eliana sobre Trabalho.
16. Namoro teve nota 7 então Heleno teve nota 7.
17. Se Eliana teve nota 6, trabalho teve nota 6, e Pais e filhos nota 9.


Resultado

Wegniz Alcino Bernardo Alves 7200540 sistemas de informçao


Segurança dos brinquedos


Cinco empresas estrangeiras fabricantes de brinquedos não foram aprovadas pelo controle de qualidade do setor responsável por produtos importados. Cada brinquedo apresentou um problema diferente. A partir das informações a seguir descubram quais são esses brinquedos, código dos fabricantes, os problemas que apresentam e o funcionário do setor responsável que os rejeitou.
1. As cinco empresas são: que teve a importação negada por Diogo, a empresa cujo código é X5, a que fabrica bonecas, a que fabrica um brinquedo cujas partes miúdas as crianças podem engolir e a X4, cujo brinquedo foi rejeitado por marcos.
2. Os cinco brinquedos rejeitados pelo setor de importação são: o brinquedo que emana um cheiro forte, o ursinho, o brinquedo que foi recusado por Carlos, o brinquedo da empresa X3 e o carro de bombeiro
3. Os cinco funcionários do setor responsável por produtos importados são: Marcos, o funcionário que rejeitou a massa plástica, o funcionário que rejeitou o brinquedo da empresa X1, o funcionário que rejeitou o brinquedo que solta tinta e o Plínio
4. Os cinco problemas encontrados são: o do brinquedo que contem um produto tóxico que faz mal a saúde se manuseado, o problema do brinquedo da empresa X2, o problema encontrado por Geraldo em sua inspeção, o problema do barco de brinquedo e o problema do brinquedo que contem partes cortantes( que não foi brinquedo rejeitado por Plínio).
5. A empresa X3 não fabrica barcos de brinquedos nem massa plástica. Diogo não é o funcionário que rejeitou o brinquedo da empresa X1
6. Geraldo não é o funcionário que percebeu que o brinquedo tinha partes miúdas destacáveis nem é aquele que recusou a importação da boneca
7. A empresa X2 não fabrica o brinquedo que tem cheiro forte nem o carro de bombeiro.


Resolução::::

O brinquedo da empresa X4 foi rejeitado por MarcosA x3 não fabrica ursino nem o carro de bombeiro nem barco nem massa plástica então a X3 fabrica bonecas. Diogo não é o funcionário que rejeitou os brinquedos da X3,X4,X5 que fabrica bonecas nem da X1,então Diogo rejeitou o brinquedo da X2, Diogo não é o funcionário que rejeitou os brinquedos com partes miúdas portanto esse brinquedo não é fabricado pela X2 nem pela X3 nem pela X4,X5 então os brinquedos com partes miúdas é fabricado pela X1,Geraldo não é o funcionário que percebeu que o brinquedo tinha partes cortantes nem o Marcos nem o Plínio logo Carlos rejeitou o brinquedo com partes miúdas, Geraldo não é o funcionário que recusou a importação de bonecas nem Carlos nem Carlos nem Diogo nem marcos que recusou da X4, por tanto Plínio rejeitou a boneca.por eliminação, Geraldo recusou o brinquedo da X5, Diogo que rejeitou o produto da X2 , não é o funcionário que detectou que tinha brinquedos com partes cortantes nem Geraldo nem Plínio então marcos recusou o brinquedo com partes cortantes .Diogo não é o funcionário que rejeitou o brinquedo com produtos tóxicos nem Geraldo então Plínio rejeitou o brinquedo com produtos tóxicos a X2 não é a empresa que fabrica brinquedos com cheiro forte, então X2 fabrica o brinquedo que solta tinta por eliminação a X5 fabrica brinquedo com cheiro forte a X2 não fabrica o carro de bombeiro nem barco nem a massa de plástico então X2 fabrica ursinho.Carlos não é o funcionário que rejeitou o carro de bombeiro nem a massa plástica então Carlos rejeitou o barco, marcos que recusou o brinquedo da X4 não é o funcionário que rejeitou a massa plástica então marcos rejeitou o carro de bombeiro por eliminação. A X5 fabrica a massa plástica







Adler Calegario Teixeira - 7101607

content="Word.Document">

Trabalhos em Cera

Ivan Vieira é dono de uma indústria caseira de velas, onde ele fabrica e vende velas de diferentes cores e formatos. Cada dia ele produz um lote de velas com uma cor diferente e uma figura diferente: na semana passada, escolheu peças de xadrez como tema. Quantas velas ele fez em cada dia da semana, e qual a cor e o formato de cada lote? Dadas as afirmações:

1. As velas em forma de bispo não foram feitas na terça-feira, mas foram feitas num dos dias anteriores ao lote de 700 velas.

2. Ivan fez 100 velas a mais em forma de peão do que o número de velas amarelas, que foram feitas na quinta-feira.

3. As velas em forma de cavalo foram feitas um dia antes das velas verdes e dois dias antes do lote de 500 velas cor-de-laranja.

4. Foram feitas 150 velas em forma de rainha a mais do que o total das velas vermelhas, que foram feitas na segunda-feira.

RESOLUÇÃO:

As velas amarelas foram feitas na quinta-feira (2), logo, as velas em forma de cavalo foram feitas na segunda (3), as verdes, na terça e as 500 cor-de-laranja, na quarta. As velas em forma em forma de cavalo eram vermelhas (4). Por eliminação, as velas brancas foram feitas na sexta. Pela pista (4), Ivan deve ter feito ou 600 rainhas e 450 cavalos, ou 750 rainhas e 600 cavalos. Assim, o lote de 600 peças era composto ou por rainhas, ou por cavalos. Pela afirmação (2), 700 peões e 600 velas amarelas foram feitas. Como os cavalos são vermelhos, ele fez 450 cavalos e (4) 600 rainhas. Os cavalos foram feitas na segunda-feira, portanto (1) 700 velas foram feitas na sexta. Assim, podemos concluir que 750 foram feitas na terça. O lote de terça não foi composto por bispos (1), portanto devem ter sido torres. Os bispos foram fabricados na quarta. Portanto:

Segunda-feira foram: 450 cavalos vermelhos;

Terça-feira foram: 750 torres verdes;

Quarta-feira: 500 bispos laranjas;

Quinta-feira: 600 rainhas amarelas;

Sexta-feira: 700 peões brancos;

Marco antonio -7101087 - SI

Andre de Matos - 7100017 - SI

Marcelo e outros quatro garotos gostam de colecionar determinados objetos. Cada menino também possu um animal de estimação diferente. Conforme as dicas a seguir, descubra o nome e a idade de cada um, o animal de estimação que possui e o que coleciona.

1- Alberto coleciona selos do Brasil e de outros países do Mundo.
2- O garoto de 10 anos tem um cachorro que se chama Salsicha.
3- Vitor, que não coleciona moedas, tem 9 anos.
4- O garoto de 8 anos coleciona figurinhas de times de futebol.
5- O colecionador de moedas tem uma tartaruga.
6- Gérson tem um passarinho numa gaiola.
7- Hugo, que coleciona conchas, não é dono de um gato.
8- Marcelo tem 11 anos.
9- O colecionador de pedras tem um peixe no aquário.



Alberto coleciona selos. O garoto de 10 anos tem um cachorro. Vitor tem 9 anos. O garoto de 8 anos coleciona figurinhas. O colecionador de moedas tem uma tartaruga. Gérson tem um passarinho. Hugo coleciona conchas. Marcelo tem 11 anos. O colecionador de pedras tem um peixe. Gérson tem 8 anos pois nem Alberto nem Hugo tem. Vitor coleciona pedras, pois não coleciona moedas. Marcelo coleciona moedas, por eliminação. Hugo não tem um gato, então tem um cachorro. Por eliminação, Alberto tem um gato.

Ednilson Azevedo | Matrícula:7100770 | Curso:Computação

Este problema conta a história de cinco amigos que sonhavam seguir carreiras diferentes dez anos atrás. Apesar de muitos sonhos e planos, hoje eles não exercem suas profissões. Com as dicas abaixo, descubra os nomes completos dos amigos, as carreiras que pretendiam seguir dez anos atrás e o que realmente fazem nos dias de hoje.

1. Benito Fontes nunca quis fazer parte da marinha nem é a pessoa que queria fazer o curso de Publicidade. Heleno não é a pessoa que sonhava trabalhar como pedagogo. O sobrenome de Heleno não é Benevides.
2. Nem Reno nem a pessoa que queria entrar para a Marinha trabalham como motorista de táxi; a pessoa de sobrenome Matoso não é motorista de táxi nem jogador de basquete.
3. Dino é hoje um bem-sucedido locutor de rádio.
4. Mair planejava estudar Direito para trabalhar no escritório de Advocacia de seu tio.
5. A pessoa de sobrenome Castro trabalha como policial militar.
6. O ex-futuro médico trabalha como vendedor de carros.
7. A pessoa de sobrenome Tavares sonhava em fazer Pedagogia.
8. A pessoa que gostaria de fazer faculdade de Publicidade não trabalha como policial militar.


O sobrenome do Benito é Fontes;
Dino è locutor de rádio;
Mair planejava estudar Direito;
A pessoa de sobrenome Castro trabalha como policial militar;
O ex-futuro médico trabalha como vendedor de carros;
A pessoa de sobrenome Tavares queria fazer Pedagogia;

Benito Fontes não quis fazer parte da Marinha nem fazer publicidade, nem direito - queria fazer Medicina.
A pessoa de sobrenome Matoso não é motorista de taxi nem jogador de basquete - então é locutor de rádio (que é de nome Dino).
Heleno não é a pessoa que queria fazer pedagogia, nem Dino - Reno queria fazer pedagogia.
Reno não é motorista de táxi nem policial militar - então Reno é jogador de basquete.
Por eliminação, a pessoa de sobrenome Benevides é motorista de táxi, e esse é Mair.
Por eliminação, Heleno é Castro.
A pessoa que gostaria de fazer Publicidade não é policial militar, então a pessoa que gostaria de fazer Publicidade é locutor de rádio. Por eliminação, o policial militar queria ser da Marinha, e esse é Heleno.



GILSON FARIA - 7100545 - Computação


Hélio e outros dois homens conheceram cada qual seu melhor amigo na escola.
Entretanto, cada um deles estavam num período diferente na escola quando conheceu o seu amigo.
Com base nas dicas abaixo, tente descobrir o nome de cada homem, a profissão atual e o período da escola em que estava quando conheceu o seu melhor amigo.

1- Vinícius conheceu o seu melhor amigo no 2º grau.

2- O engenheiro conheceu o seu melhor amigo no 1º grau.

3- Hélio é médico.




Solução lógica:

1º Se Vinícius conheceu seu amigo no 2º grau, e se cada um conheceu seus amigos em grau diferentes, logo Hélio e Vinícius não conheceram seus amigos no 2º grau.

2º Se o Engenheiro conheceu o seu melhor amigo no 1º grau logo Tiago é o Engenheiro. E Hélio conheceu o seu melhor amigo na Faculdade.

3º Se Tiago é Engenheiro e Hélio é Médico logo Vinícius é o Advogado.

WESLEY LERBACK - 7100179 - LC

No Estacionamento...

No shopping da cidade de Volta Redonda, a média é de que a cada minuto, cinco motoristas pagam o estacionamento. Com base nas dicas fornecidas de cinco clientes diferentes que estiveram no shopping recentemente, descubra a cor de cada veículo, a ordem de chegada e o valor a ser pago pelo estacionamento.


1. Elza chegou por ultimo.

2. O dono do veículo azul foi o segundo a chegar.

3. Quem pagou R$ 3,10 chegou primeiro. O dono do veículo vermelho pagou RS 2,00 pelo estacionamento.

4. Karina pagou R$ 2,50, mas não chegou nem em segundo nem em quarto lugar.

5. Gláuber não possui um veículo preto.

6. Quem pagou R$ 2,20 pelo veiculo branco não chegou nem terceiro nem em quarto.

7. Clotilde pagou mais que o motorista que chegou em terceiro lugar e menos que Ludovico que possui um veículo cinza e não chegou em quarto lugar.



A Solução que Achei foi:



1 - Se quem pagou 3,10 chegou primeiro.

2 - Se Clotilde pagou mais que o terceiro então Clotilde pagou 2,80 e chegou por ultimo.


3- Se Karina não chegou nem em quarto nem em segundo, logo ela pode ter chegado em terceiro.


4 - Clotilde tem um carro azul e pagou 2,80 logo ela chegou em segundo.


5 - Elza possui um carro branco e pagou 2,20.


6 - Glauber foi o quarto a chegar no estacionamento e pagou 2,00.


7 - Ludovico tem carro cinza.Ludovico pagou 3,10 porque chegou em primeiro.


8 - Sobrou o Glauber em quarto e seu carro é o vermelho.


9 - O branco ficou para Elza que chegou em quinto.


10 - O terceiro pagou 2,50 que é Karina que tem o carro preto.


Pablo Lorran - 7100362 - SI

Cinco profissionais decidiram aproveitar a folga e passar o dia em um hotel-fazenda, onde fizeram um passeio a cavalo. Durante o passeio, cada uma delas parou num recanto da fazenda. Determine, com base nas dicas dadas, o nome e a profissão de cada mulher, assim como o nome do cavalo que montou e o local onde parou durante o passeio.

-----------------------------------------------------------------------------------------

Mulheres:
Ângela, Letícia, Rejane, Samanta, Tatiana

Locais:
Casa de bonecas, Lago, Moinho, Pomar, Portal

Profissões:
Contadora, Estilista, Médica, Professora, Vendedora

Cavalos:
Carvão, Diablo, Gargalhão, Juca, Lori

-----------------------------------------------------------------------------------------

1- A vendedora montou o cavalo chamado Carvão.
2- Ângela desceu do cavalo para admirar uma casa de bonecas, onde os filhos dos hóspedes podiam entrar para brincar.
3- A professora parou na beira do lago.
4- Letícia montou o cavalo que se chama Lori.
5- Samanta, que não montou o cavalo de nome Diablo, é estilista.
6- A mulher que montou o cavalo chamado Gargalhão parou no moinho.
7- Tatiana parou no portal da fazenda.
8- A contadora montou o cavalo chamado Juca.
9- Rejane, que não é a professora, não andou no cavalo cujo nome é Juca nem no Diablo.
10- O cavalo que Tatiana montou não é Juca.

-----------------------------------------------------------------------------------------

Dica 1 - A vendedora montou o cavalo Carvão.
Dica 2 - Ângela parou para admirar a casa de bonecas.
Dica 3 - A professora parou no lago.
Dica 4 - Letícia montou o cavalo Lori.
Dica 5 - Samanta é estilista.
Dica 6 - A mulher que montou no Gargalhão parou no moinho.
Dica 7 - Tatiana parou no portal.
Dica 8 - A contadora montou em Juca.

Samanta não montou em Diablo, nem Carvão, nem Juca, conforme dicas 1, 5 e 8. Logo, Samanta montou Gargalhão.

O cavalo de Tatiana não é Juca, nem o de Rejane, conforme dicas 9 e 10. Então, Juca é o cavalo de Ângela.

Rejane não montou o Diablo, logo ela montou em Carvão.

Tatiana montou Diablo por eliminação.

---

Rejane é a vendedora, pois a vendedora montou o cavalo chamado Carvão.
Ângela é a contadora, pois a contadora montou em Juca.
Rejane não é professora e não parou perto do lago, então parou no Pomar.
Por eliminação, Letícia parou no lago e é a professora, assim como Tatiana é a médica.



Grazielle Sousa - 7101752 - LC



Grazielle é uma pessoa muito querida pelos seus amigos e parentes, e, na semana passada, quando comemorou seu aniversário, teve a visita em diferentes dias de cinco pessoas que trouxeram fotos para ela ver. A partir das dicas dadas, descubra o grau de parentesco entre Grazielle e cada pessoa que a visitou, o dia da visita e a quantidade de fotos mostradas por cada uma.
1. Wesley trouxe 10 fotos no domingo; ele não é nem o irmão nem o pai de Grazielle.
2. Glaucia trouxe suas fotos depois de terça-feira.
3. Marcos Vinicius trouxe 15 fotos, mas não é o pai de Grazielle.
4. Loren trouxe 12 fotos com sua tia Grazielle, mas não foi na quarta nem na quinta feira.
5. Ari trouxe menos de 24 fotos na quinta-feira.
6. Sua prima trouxe 24 fotos depois de quarta-feira.



Explicação Lógica:

1. Se Wesley não é nem irmão nem pai, logo do sexo masculino que sobrou é amigo e trouxe 10 fotos no Domingo.

2. Marcos Vinicius trouxe 15 fotos, se ele não pe o pai de Grazielle e o amigo é o Wesley então ele é o irmão.

3. Loren trouxe 12 fotos com a tia Grazielle, logo ela é sobrinha não trouxe 4ª nem 5ª feira.

4. Ari trouxe menos de 24 fotos na 5ª feira. Se Wesley trouxe 10 fotos, Marcos Vinicius 15 fotos, Loren 12 fotos e Ari menos de 24 fotos, ele só pode ter trago 20 fotos. Se Wesley é amigo, Marcos Vinicius o irmão logo Ari só pode ser o pai.

5. Sua prima trouxe 24 fotos, se a outra do sexo feminino (Loren) é sobrinha, a prima é Glaucia, trouxe depois de 4ª feira (Wesley trouxe domingo, Ari trouxe 5ª, só resta a 6ª feira.

6. Loren trouxe 12 fotos com sua tia Grazielle, não foi na 4ª nem 5ª e nem 6ª (Que foi Glaucia), nem domingo (que foi Wesley), então ela trouxe na 3ª feira.

7. O que faltava para Marcos Vinicius era o dia e só sobrou 4ª feira.



Dione A.C.G.Rocha - 7102528 - Licenciatura em Computação

1. Sandra fez o cachorro-quente.
2. O rapaz da van pediu suco de laranja.
3. Camila atendeu a pessoa do conversível
4. Uma pessoa pediu sanduíche de frango e refrigerante
5. Rose atendeu a pessoa que pediu chá gelado
6. A pessoa do sedan pediu cheeseburguer
7. O rapaz da moto pediu água mineral
8. Uma pessoa pediu salada de atum e cerveja
9. A pessoa que pediu cheeseburguer não bebeu água mineral nem cerveja nem refrigerante nem suco de laranja, então a pessoa que pediu cheesebuguer bebeu chá gelado.
10. Luana preparou um hambúrguer
11. A pessoa da na moto não pediu hambúrguer, nem sanduíche de frango , nem salada de atum, então a pessoa na moto pediu um cachorro-quente.
12. Por eliminação, a pessoa que pediu hambúrguer tornou suco de laranja de Beth serviu a pessoa da caminhonete
13. A pessoa da caminhonete não pediu sanduíche de salada de atum, então a pessoa da caminhonete pediu sanduíche de frango. Por eliminação, a pessoa do conversível pediu salada de atum.



Jheniffer Novais - Mat:7101585 - SI

João e outros dois homens tomaram medidas pessoais contra a dengue esta semana. Com base no que eles estão dizendo, tente descobrir o nome de cada um e o que cada qual usou para combater o mosquito causador da doença.

1 - O moreno disse:
– Eu comprei uma tomada repelente.

2 - O ruivo disse:
– João e Vítor estão trabalhando contra a dengue.

3 - O loiro disse:
– Eu comprei inseticida. João não comprou spray para a pele.




1 - Quando o moreno disse que comprou tomada repelente conclui-se que o loiro nem o ruivo compraram-na.

2 - Quando o Ruivo disse que João e Vitor estavam trabalhando contra dengue conclui-se que o Ruivo é o Nelson

3 – Quando o loiro disse que comprou inseticida e João não Comprou Spray para Pele. Conclui-se que o Ruivo Comprou Spray para pele.

4 – Como Concluímos que o Ruivo é o Nelson e usou spray para pele, o loiro só pode ser o Vitor e usou inseticida. Resta-nos Concluir que João é Moreno e usou Tomada repelente.

E assim fica nossa tabela:

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Problema de Correlação

Silvana Ávila Cleto Mat: 710027 Licenciatura em Computação

PROBLEMA DE CORRELAÇÃO

1) TRÊS NADADORES: TIAGO PEREIRA, CÉSAR CIELLO E CAIO MÁRCIO, SÃO MEDALHISTAS DE OURO, PRATA E BRONZE, MAS NÃO SABEMOS QUEM TEM QUAL MEDALHA. ELES TREINAM EM CLUBES DIFERENTES: MARACANÃ, MORUMBI, PARQUE ANTÁRTICA (MAS NÃO SABEMOS ONDE CADA UM TREINA). COM BASE NAS INFORMAÇÕES A SEGUIR, IDENTIFIQUE CADA NADADOR, MEDALHA E CLUBE QUE CADA UM TREINA.

A) QUEM TREINA NO PARQUE ANTÁTICA TEM A MEDALHA DE BRONZE;
B) CAIO MÁRCIO TREINA NO MORUMBI;
C) A MEDALHA DE PRATA NÃO É DE CAIO MÁRCIO;
D) CÉSAR CIELLO NÃO TREINA NO PARQUE ANTÁRTICA.

RESOLUÇÃO DO PROBLEMA



NA TABELA ACIMA, IREMOS PREENCHER COM S (SIM) PARA AS AFIRMAÇÕES E N (NÃO) PARA AS RESPOSTAS NEGATIVAS:

PASSO A PASSO

1º PASSO – EM RELAÇÃO A AFIRMAÇÃO B, OBSERVE QUE CAIO TREINA NO MORUMBI, ENTÃO TAMBÉM PODEMOS AFIRMAR QUE NEM CIELLO E NEM TIAGO TREINAM NO MORUMBI. COLOCAMOS ENTÃO S PARA CAIO NO MORUMBI E N EM AMBOS OS NOMES.

2º PASSO – EM RELAÇÃO A AFIRMAÇÃO D, SE CIELLO NÃO TREINA NO PARQUE ANTÁRTICA E JÁ SABEMOS QUE CAIO TREINA NO MORUMBI, CHEGAMOS A CONCLUSÃO QUE: CIELLO TREINA NO MARACANÃ E TIAGO TREINA NO PARQUE ANTÁRTICA.

* ENTÃO NA TABELA: CAIO TREINA NO MORUMBI, TIAGO TREINA NO PARQUE ANTÁRTICA E CIELLO TREINA NO MARACANÃ.

3º PASSO –JÁ SABEMOS QUEM TREINA EM SEUS RESPECTIVOS CLUBES. VOLTANDO A AFIRMAÇÃO A: QUEM TREINA NO PARQUE ANTÁRTICA TEM A MEDALHA DE BRONZE, LOGO É TIAGO QUEM TEM A MEDALHA DE BRONZE, POIS É ELE QUEM TREINA NO PARQUE ANTÁRTICA.

*ENTÃO NA TABELA: TIAGO, PARQUE ANTÁRTICA, MEDALHA DE BRONZE.

4º PASSO – EM RELAÇÃO A AFIRMAÇÃO C. SE A MEDALHA DE PRATA NÃO É DE CAIO E A DE BRONZE É DE TIAGO, CHEGAMOS A CONCLUSÃO QUE A MEDALHA DE OURO É DE CAIO E A DE PRATA É DE CIELLO.

5º PASSO – PARABÉNS!!!! VOCÊ COMPLETOU SEU GABARITO!!!

GABARITO


Fernando Neves Mat:7101910


Problema de lógica
Carlos, Diogo e Mauro aderiram ao kite surfe: uma nova prática esportiva em que o surfista é levado por uma pipa gigante. Entretanto, cada um deles escolheu um local diferente para a prática do esporte. Com base nas informações abaixo, tente descobrir o nome completo de cada rapaz e o local em que cada um pratica o kitesurfe.

Resolução: Este problema nos mostra três opções de SOBRENOME e, também, três opções de LOCAL para cada NOME proposto.
Seguindo as informações 1, 2, 3:

1. O rapaz cujo sobrenome é Bragança pratica kitesurfe na Lagoa Azul.
Associar o SOBRENOME Bragança ao LOCAL Lagoa Azul.

2. Carlos não pratica kitesurfe na Lagoa Azul nem em Iguaba.
Logo, Carlos não tem SOBRENOME Bragança, o LOCAL não é Lagoa Azul nem Iguaba.

3. O sobrenome de Mauro não é Albuquerque nem Bragança.
Logo, Mauro não pratica kitesurfe na Lagoa Azul nem em Araruama e seu SOBRENOME é Castro.


André Martins | Mat: 7100386 | SI


1) Na cena com o premiado Felipe Peres, foram necessárias mais tomadas do que na cena com Angélica Alves, porém menos tomadas do que na sequência da dança romântica.

2) Na unidade de ação da briga, foram necessárias mais tomadas do que na cena com o belo Ulisses Lima, porém menos tomadas do que na cena com a musa Anete Teles.

3) Existe uma diferença de três tomadas entre a cena do dramático naufrágio e a cena com Haroldo Júnior.

4) Para fechar a sua cena, Diana Dias, que não filmou com Felipe Peres, precisou de uma tomada a mais do que na cena do beijo, porém duas tomadas a menos do que na sequência com João Jorge.

5) No ataque ao trem em que viajava Sheila Souza, houve a necessidade de duas tomadas a mais do que na cena com o queridinho Hugo Gomes, porém uma tomada a menos do que na cena com a deslumbrante Mara Ramos.



* A cena de ataque ao trem é de Sheila Souza

* Anete Teles não é a atriz que precisou de 3 tomadas, nem Diana Dias, nem Mara Ramos, nem Sheila Souza, então Angélica Alves precisou de 3 tomadas.

* Anete Teles não é a mulher que precisou de 4 tomadas, nem Mara Ramos, nem Sheila Souza, então Diana Dias precisou de 4 tomadas.

* Daí pela dica 4, a cena do beijo precisou de 3 tomadas e a cena de João Jorge precisou de 6 tomadas.

* A cena de Felipe Peres não precisou de 7 tomadas, nem a de Hugo Gomes, nem a de Ulisses Lima, portanto a cena de Haroldo Júnior precisou de 7 tomadas.

* Daí a cena do naufrágio precisou de 4 tomadas.

* Anete Teles não participou da cena da briga, então Mara Ramos participou da cena da briga.

* Por eliminação, Anete Teles participou da cena da dança. Diana Dias, que precisou de 4 tomadas na cena do naufrágio, não filmou com Felipe Peres, então Felipes Peres não precisou de 4 tomadas, nem de 3 tomadas, então Felipe Peres precisou de 5 tomadas.

* Se a cena da briga não teve 4 tomadas(que foi a do naufrágio), então, pela dica 2, a cena de Anete Teles não teve 5 tomadas, nem a de Mara Ramos, então a cena de Sheila Souza precisou de 6 tomadas.

* Por eliminação, a cena de Ulisses Lima precisou de 4 tomadas e a de Anete Teles precisou de 7 tomadas.

André Martins | www.amcorp.com.br | andre.martins@msn.com

Aline - Sistemas matr.:7100195

Problema de Lógica

Elvira e outras duas mulheres foram visitar um apiário. Cada uma comprou um produto diferente. Com base nas informações abaixo, tente descobrir o nome completo da cada mulher e o produto de cada qual comprou.

A Srª Morais comprou própolis.
Marília não comprou própolis nem geléia real.
O sobrenome de Joana não é Barbosa nem Morais.












Explicação
Começaremos pelas afirmativas:

1. Se a Srª Morais comprou própolis, já podemos dizer que ela não comprou nem geléia, nem mel. A própria opção já é uma afirmativa.

2. Se Marília não comprou própolis nem geléia, então é porque ela comprou Mel.

3. Se o sobrenome de Joana não é Barbosa, nem Morais então é Macedo. Marcaremos N na coluna Barbosa e Morais na linha da Joana.

4. Não sabemos quem é a Srª Morais pode ser a Elvira ou Marília, porém a Marília comprou mel, então quem sobrou foi Elvira que Srª Morais que comprou própolis.

5. A partir desse resultado que Elvira comprou própolis, Marília comprou mel, então a Joana Macedo comprou geléia.

6. Se Joana é Macedo e Elvira é Morais, então Marília é Barbosa.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Fabiana Pinheiro de Oliveira - Matr.7102508 - SI


Cláudio e outros dois homens foram a uma feira de antiguidades. Cada um deles comprou um objeto diferente. Com base no que eles estão dizendo, tente descobrir o nome de cada um e o que cada qual comprou.

1. O loiro disse:
- Júlio e Maurício foram comigo na feira, mas eu não comprei as moedas.
2. O moreno disse:
- Maurício comprou uma máquina fotográfica.
3. O ruivo disse:
- Eu não comprei o espelho e nem as moedas antigas.


* Na primeira afirmação já podemos saber que o loiro não é Júlio e nem Maurício, pois foram os que acompanharam o loiro na feira, portanto o loiro é Cláudio.
E sabemos também com essa afirmativa que não foi Cláudio (loiro) quem comprou as moedas.

* Com a segunda afirmativa vemos que Maurício comprou uma máquina fotográfica. E que o moreno é Júlio.

* Com a terceira afirmativa já podemos descobrir que Maurício é o ruivo (comprou a câmera).

* Ainda concluímos que se Maurício comprou a câmera e Cláudio não comprou as moedas, então Cláudio comprou o espelho. E Júlio o as moedas.




Carlos Daniel Chaves - Matr. 7101321 - SI -

PROBLEMA DE CORRELAÇÃO

Três amigos: Marcos, Carlos e Felipe participam de competições de enduro com motos.
Cada um tem uma moto: Honda, Yamaha e Suzuki, mas não sabemos qual moto pertence a quem. Cada moto tem uma cor diferente : Uma é Azul, outra é Amarela e a outra Preta.
Com base nas informações a seguir identifique a quem pertence cada moto e a cor de cada uma delas.
A) Quem tem a Suzuki tem a moto preta.
B) Felipe tem a moto Yamaha.
C) A moto amarela não é de Felipe.
D) Carlos não tem a Suzuki.

Resolução:
Marque na tabela com S (Sim) para as Afirmações e N (Não) para as Negações.



Passo-a-passo :
1º passo:
Em relação a afirmação B , observe que Felipe tem a moto Yamaha, então podemos afirmar também que nem Marcos e nem Carlos podem ter a mesma moto. Colocamos S para Felipe e N em Marcos e Carlos.


2º passo: Em relação a afirmação D, se Carlos não tem a Suzuki e já sabemos que Felipe tem a moto Yamaha, chegamos a conclusão que Carlos é dono da moto Honda e Marcos é dono da Suzuki.


Marcamos na tabela :
Felipe é dono da Yamaha, Marcos é dono da Suzuki e Carlos da Honda.


3º passo: Já sabemos quem é dono de cada moto e a marca de cada uma. Voltando a afirmação A: Quem tem a Suzuki tem a moto preta, logo Marcos e dono da Moto Preta, pois ele é dono da Suzuki.


4º passo: Em relação a afirmação C. Se a moto Amarela não é de de Felipe e a preta é de Marcos, Chegamos a conclusão que a moto Azul é de Felipe e conseqüentemente a amarela é de Carlos.

1º Post

Fala Galera!!! Super Post de Teste!!!