Tema da conferência do dia no Congresso Brasileiro de Biologia: As Plantas Carnívoras. Como elas capturam as suas presas? Quando elas foram descobertas?
1. A Devorium, que possui uma cola natural que prende o alimento, foi descoberta 3 anos depois da planta que come larvas, mas seis anos antes da planta que é capaz de fabricar uma teia para capturar suas presas.
2. A planta carnívora que envenena suas presas não foi descoberta em 1994.
3. A planta que se alimenta de moluscos foi descoberta pelos biólogos antes daquela que come insetos, mas depois da Bafontus, que não é capaz de soltar um cheiro alucinante.
4. A planta carnívora que devora baratas após desnorteá-las com um cheiro fortíssimo foi descoberto antes da Glutonia, mas depois da Vorax.
5. A planta que mata por envenenamento não é a vorax.

Resposta:
A Devorium possui cola (dica 1), uma planta devora baratas após exala um cheiro forte(dica 4).A planta que exala o cheiro forte não é a Bafontus(dica 3) nem a Vorax nem a Glutonia (dica4), então a planta que tem cheiro é a Gigantela. A Gigantela, que tem cheiro, não foi descoberta em 2003 e nem a vorax (dica4), nem a Devorium (dica 1) , nem a Bafontus ( dica3), portanto a Glutanea foi descoberta em 2003. a bafontus não foi descoberta no ano 2000(dica 3) , nem a devorium ( dica ) nem a Vorax ( dica 4), logo a Gigantela (que Tem cheiro) foi descoberta no ano 2000.
Assim, pela dica 1, a planta que fabrica uma teia foi descoberta em 2003, a Devorium em 1997 e a que come larvas em 1994. Daí pela dica 3, a planta que come moluscos, foi descoberta em 1997 e a planta que come insetos foi descoberta 2003. Por eliminação, a planta que come aranhas foi descoberta em 1991. A planta que come larvas, descoberta em 1994, não é que mata por envenenamento (dica2), então a planta que come larvas mata aspiração. Por eliminação a planta que mata por envenenamento foi descoberta em 1991. A planta que mata por envenenamento não é a vorax (dica5), portanto é a Bafontus. Por eliminação, a vorax mata por aspiração.
